AFROAMAZONAS
Movimento Afro-descendente do Amazonas

Principal | O que somos | Atividades | Estatísticas | Fórum |Artigos | Links | Contato 

2006 nasceu com uma nova perspectiva, após as conquistas obtidas em 2005 pelos movimentos de negritude do Brasil como um todo e particularmente no caso do Amazonas e em virtude de situações ocorridas que exigiram uma profunda reformulação da organização do movimento local, estamos apresentando uma nova estrutura onde  antigos integrantes do MON se reuniram sob uma novo paradigma e denominação em um novo grupo, mais amplo e com maior representatividade das diversas vertentes do movimento de negritude amazonense.

De tal mudança surgiu o AFROAMAZONAS, com uma redefinição de papéis entre a liderança, novo ordenamento jurídico, ampliação dos quadros  e buscando uma maior e melhor formação dos mesmos na temática étnico-racial e dos afrodescendentes no contexto regional e brasileiro. Esperamos a cada dia aumentar esta consolidação.

LIDERANÇAS em várias áreas e ligadas ao AFROAMAZONAS:

Coordenador:  Juarez C. da Silva Jr.
Analista de Sistemas,  pós-graduado em  Educação(EAD) pela Universidade Católica  de  Brasília, Mestrando em História é  também  Professor tendo  atuado em diversas  Instituiçoes  de  Ensino  Superior de Manaus e em Moçambique-África,  Certificado em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana pela FINOM-Faculdades Integradas do Noroeste de Minas, iniciou ativismo no  Movimento Negro Paulista em 1987. Foi Delegado  na I  Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial e  Delegado  pelo Amazonas na  l Conferência Nacional  (Brasília/Jun.  2005), é Ex-Conselheiro Estadual de Defesa dos   Direitos da  Pessoa Humana - CEDDPH/SEJUS, também é criador e Webmaster  deste  site.  ( histórico no movimento  membro fundador do AFROAMAZONAS.

 

  Alberto Jorge Silva Bonates

Psicólogo, Doutor pela UC-Espanha,  Presidente da AAPsi (Associação  Amazonense de   Psicologia), Babalorixá de  Culto Afro, Ex-Assessor especial da Secretaria  de Estadual de Cultura para  Assuntos da Negritude,  membro fundador do  AFROAMAZONAS.

  Raimunda Nonata Corrêa

Ex-funcionária da Presidência da República , Dirigente Partidária, Yalorixá de Culto Afro, Militante do   Movimento  Negro e Sociais. Dirigente da CARMA - Coordenação  Amazonense das Religiões de   Matriz Africana,  membro fundador do  AFROAMAZONAS

 

 

  Luiz Carlos Bonates (Mestre KK) 

Doutor em Biologia, Pesquisador do INPA,  Liderança da Federação de Capoeira do  Amazonas,   Autor e Estudioso de História  Africana e Afro-Brasileira, Conselheiro  Municipal de Cultura  e Ativista   do Movimento Negro desde os anos 70 e ex- diretor do  MOAN, foi Delegado pelo Amazonas na l Conferência Nacional de  Promoção da Igualdade Racial  (Brasília/Jun. 2005) ,  membro fundador do AFROAMAZONAS

  Pai Miguel de Vodurenji

Babalorixá de Culto Afro,  membro fundador  do AFROAMAZONAS

  

 Pai Gilmar  T ' Yemanjá       

Babalorixá de Culto Afro .

Presidente   da ABUCABAM,    membro fundador do  AFROAMAZONAS 

 

  Marieny Matos Nascimento

Produtora  Cultural, Assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi da comissão organizadora da I Conferencia   Municipal de Promoção da Igualdade Racial - Manaus,  membro fundador do  AFROAMAZONAS.
 

Pai Jean de Xângo       

Babalorixá de Culto Afro .   membro fundador  do AFROAMAZONAS 

Profa. Socorro Lira Barros       

Bacharel em Direito, pós-graduada em Educação, ministra disciplina: Politica Legislação de Ensino e Organização de Educação Básica na Faculdade Martha Falcão em Manaus, Servidora pública.  filiada ao AFROAMAZONAS 

  MC Denny

Rapper, Liderança e Militante do  Movimento Hip-hop, atuante no movimento comunitário  do Mutirão, filiado ao AFROAMAZONAS.

 

 Francy Guedes

Militante do movimento negro, do de mulheres e  do PT,  atuou na SEMDIH-Secretaria Municipal de Direitos Humanos, na Coordenadoria de Política de Gênero Raça e Inclusão, filiada ao AFROAMAZONAS.

  Ivo Magalhães

Estudante, filiado ao   AFROAMAZONAS.

   
 Patrícia M. Sampaio

Doutora em História, Profª da Universidade Federal do Amazonas, filiada ao  AFROAMAZONAS.

 Leonard dos Santos Lewis

Acadêmico da Universidade Federal do  Amazonas, filiado ao AFROAMAZONAS.

 

NOVOS FILIADOS:


 

Hélio, Kátia, Luanda, Keverly,Manuelle,Marly, Bergson

A interação e adesão agora é pelo facebook , visite nosso grupo e juntes-se  a nós: http://www.facebook.com/groups/138430956232616/.

 

MOVIMENTO HIP-HOP

Movimento surgido nos guetos negros norte-americanos como forma de protesto pela exclusão social advinda da discriminação racial, inicialmente baseada no RAP (música bem marcada e com letras tidas como de cunho "agressivo" refletindo a revolta dos jovens do gueto) , ao RAP se juntaram a dança de rua (Break , Street dance, etc..),  o Grafite (arte visual de rua, não confundir com pichação...) e finalmente o Skate. Nos Estados Unidos aderiram ao movimento os Hispânicos que também estão em maioria nos guetos, O movimento ganhou mundo e hoje é conhecido como  "Cultura da Periferia" onde normalmente estão as populações social e racialmente discriminadas, No Brasil o movimento entrou pela região sudeste através das favelas e periferias de maioria negra e se espalhou pelo país.  Em Manaus o HIP-HOP também está presente e faz sucesso entre os jovens da periferia que a exemplo da América do Norte, Europa e no restante do país é composta por  afrodescendentes e no caso peculiar amazonense  também por indio-descendentes . O movimento HIP-HOP  no Amazonas tem hoje no MHM o seu principal grupo organizado.